top of page
Design sem nome (3).png

Escritora e  cofundadora do Fundo de Desenvolvimento da Mulher Africana.

Bisi Adeleye-Fayemi nasceu a 11 de junho de 1963.

É de nacionalidade anglo-nigeriana, e é uma mulher feminista, escritora e defensora de políticas, e foi cofundadora do Fundo de Desenvolvimento da Mulher Africana.

Licenciou-se e tirou mestrado em História, numa universidade da Nigéria, e fez mais um mestrado sobre o Papel de Género e Sociedade, no Reino Unido. 

Atua como Conselheira Sénior da “ONU mulheres Nigéria”, e foi nomeada pesquisadora sénior no King’s College, na Universidade de Londres.

É CEO da “Above Whispers Limited”, uma plataforma que tem como finalidade ajudar principalmente mulheres mas não só, a aprender a ter melhor capacidade de informação online sobre a atualidade, direitos das mulheres e minorias, área da saúde, etc. 

Foi primeira-dama do Estado de Ekiti, na Nigéria, enquanto esposa do ex-governador desse estado.

Quando o seu marido desempenhou esse cargo, ela envolveu-se ativamente em vários programas de defesa de políticas, nomeadamente relacionadas com instrução e ensino da população, e inclusão social. Liderou campanhas sobre a promulgação de várias leis, nomeadamente sobre a proibição da violência em função do género, sobre a igualdade de oportunidades, contra a discriminação das pessoas afetadas pelo VIH, cuidado e proteção de menores sexualmente abusados, leis sobre a saúde mental, entre outras.

Em 2021, foi nomeada uma das líderes mais influentes da sociedade nigeriana, e em 2022 recebeu um prémio pelo seu trabalho desenvolvido na área da filantropia.

bottom of page