Adelaide Cabete
Adelaide de Jesus Damas Brazão Cabete nascida em 1867 em Alcáçovas, no Alentejo, foi uma importante figura na luta pelos direitos das mulheres em Portugal.
De origem humilde, a sua determinação e inteligência levaram-na a Lisboa onde, depois de casar com Manuel Cabete, estudou medicina na Escola Médico-cirúrgica de Lisboa no ano de 1900. Médica obstetra, apresentou como dissertação de curso um estudo intitulado de “Proteção às mulheres grávidas pobres como meio de promover o desenvolvimento físico das novas gerações”, o qual serviu de impulso para o seu papel como pioneira na reivindicação dos direitos das mulheres, como o voto e um período de descanso após o parto.
Cabete foi uma das mais importantes feministas portuguesas do séc. XX. Em 1908, juntamente com Ana de Castro Osório, Carolina Beatriz Ângelo e outras militantes republicanas feministas, tornou-se numa das co-fundadoras da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, onde defendia a emancipação e o sufrágio feminino. Politicamente assumia-se como republicana, reivindicando o voto das mulheres, tendo sido responsável pela organização das célebres Ligas da Bondade, obra voluntárias de assistência social dirigida por mulheres. Foi umas das fundadoras da Associação de Propaganda Feminista em Portugal, dirigiu a revista Alma Feminista e, foi ainda, presidente da Cruzada Nacional das Mulheres Portuguesas. À frente deste movimento organizou o I Congresso Feministas e de Educação, em Lisboa, em 1924, um marco histórico para o movimento feminista, no qual apresentou também um projeto de natureza pedagógica relacionado com a luta antialcoólica nas escolas, demonstrando a sua preocupação com a educação e o bem-estar das futuras gerações.
Adelaide Cabete foi muito mais que uma médica. Foi ativista, educadora, defensora dos direitos das mulheres, das condições de trabalho, um exemplo para todas as mulheres na luta pela igualdade e justiça.
Faleceu a 14 de setembro de 1935, em Lisboa, deixando um legado muito importante na história portuguesa.
Fontes:
- Adelaide Cabete – RTP Arquivos
- Visão | 10 grandes mulheres que lutaram pela igualdade (visao.pt)